Da sala de aula, reflexões e diálogos interdisciplinares: debatendo sobre mulheres e agroecologia sobre uma ótica decolonial
Resumo
Tendo como base os estudos realizados durante uma disciplina do Doutorado Interdisciplinar
em Ciências Humanas, esse artigo tem como objetivo ampliar as discussões sobre mulheres
e agroecologia, acrescentando outras questões para o debate. Ele contém uma reflexão
feita a partir de parte do referencial teórico que foi debatido em sala de aula. Através dele é
possível contribuir para discussões relacionadas a mulheres e a agroecologia, pois também
apresenta este foco ao abordar a temática sobre o lócus de pesquisas desenvolvidas com
mulheres catarinenses que trabalham com agroecologia. Sobre uma perspectiva decolonial, o
trabalho é composto de uma revisão literária integralmente feminina e latino-americana. Como
resultado apresenta a importância de se pensar o feminismo sobre a perspectiva decolonial,
mantendo o escopo latino-americano e, ao mesmo tempo, reconhecer a importância de reconhecer
e respeitar as singularidades em um movimento anti-hegemônico.