A popularização das plantas alimentícias não convencionais (panc) durante a pandemia de covid-19: a atuação do projeto pancpop nas mídias digitais.
the performance of the pancpop project in digital media.
Resumo
As iniciativas de popularização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) têm resultado em grandes impactos, principalmente no que se refere ao resgate conhecimentos e práticas que contribuem para o enfrentamento da monotonia alimentar. Com a pandemia de COVID-19, as atividades de extensão envolvendo a temática tiveram que ser reestruturadas e adaptadas para as mídias digitais. O objetivo deste trabalho é descrever as ações de popularização realizadas pelo projeto PANCPOP no âmbito online e seus impactos na popularização do conhecimento acerca das PANC. Entre os principais resultados está a criação de três séries de publicações, abordando 45 espécies e mais de 50 receitas com PANC nas redes sociais, alcançando e engajando milhares de pessoas, principalmente mulheres, entre jovens e adultas. Visando ampliar a atuação do projeto para além das redes sociais, o PANCPOP criou também o curso "Plantas Alimentícias Não Convencionais em espaços urbanos" ofertado na modalidade EaD através da plataforma Moodle. Dessa forma, as mídias digitais demonstraram ser ferramentas úteis para manter a comunicação com a comunidade durante o período de distanciamento social e contribuiu para ampliação do público envolvido no processo de popularização, com impactos significativos em escala local, regional e nacional.