Relato de experiência do fórum de sustentabilidade e o ensino na medicina veterinária

  • VALENTE, Luiza Carneiro Mareti Universidade Federal Fluminense
  • BARRETO, Claudia Marcia Borges Universidade Federal Fluminense
  • PEREIRA, Virgínia Leo de Universidade Federal Fluminense
  • HERTEL, Ronaldo Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Agroecologia, Interdisciplinaridade, Formação Docente, Curriculo de Medicina Veterinária

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado do Fórum Sustentabilidade e o Ensino de Medicina Veterinária,
realizado em 21 de agosto de 2015. Desse fórum participaram professores universitários,
alunos de graduação, residência e profissionais médicos veterinários. As discussões
apontaram a necessidade de se repensar a formação do aluno, currículo, método de ensino,
formação do professor e atividades extracurriculares, de modo que a sustentabilidade possa
ser tratada como tema horizontal no currículo. Finalmente, se discute ao final as possíveis
contribuições da Agroecologia para que esse objetivo seja atingido, juntamente com potenciais
entraves e soluções para essa abordagem.

Publicado
2018-08-19