CSA Céu do Cerrado

Uma Experiência Bem Sucedida, no Estado de Mato Grosso do Sul, Aproximando Agricultores e Consumidores em Novo Modelo de Consumo

  • Moacir Lacerda UFMS
  • Adriana Farina GALBIATI
  • Valdolina RAMOS
  • Bruna MORALES
  • João Gilberto Peixoto MILANEZ
Palavras-chave: agricultura sustentável, agrofloresta, agricultura orgânica, mudanças climáticas, segurança alimentar, agricultura familiar.

Resumo

Pesquisas na área de produção de alimentos têm mostrado uma grande desigualdade econômica entre o produtor de alimento e os comercializadores desses produtos. Um fator que agrava essa situação é o risco de perda da produção, pois o agricultor normalmente banca os riscos de sua produção e o risco de passar fome, mesmo produzindo alimento para as redes de abastecimento, face aos baixos preços de compra de seus produtos. Uma possibilidade de solucionar esse problema é a CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura). Nesse sistema o agricultor é pago mensalmente por um grupo de cotistas que bancam sua produção, assumindo os riscos junto com ele, liberando-o dos riscos de queda de preços, falta de comprador, preços abusivamente inferiores ao que ele precisa para custear sua vida e de sua família. Neste relato de experiência, apresentamos como foi a formação e os primeiros resultados do CSA Céu do Cerrado.

 

Publicado
2018-12-29
Seção
AGROECOL - Redes de Comercialização de Produtos Agroecológicos e Economia Solid