Quintais Sustentáveis

a segurança alimentar e nutricional para famílias de baixa renda na perspectiva da agricultura periurbana em Boa Vista-RR

  • Rafael Gastal Porto Embrapa
  • Lindomar Jesus de Sousa
Palavras-chave: produção orgânica, desenvolvimento local, famílias

Resumo

O Projeto Quintais Sustentáveis tem por objetivo incentivar e fomentar a conscientização da produção de hortaliças, fruteiras, plantas medicinais e PANC’s em vinte (20) famílias dos bairros da periferia do entorno da Casa de Timóteo em Boa Vista/RR. O projeto é coordenado pela Embrapa Roraima juntamente com a Casa de Timóteo em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outras instituições parceiras. Dessa forma, a ideia do projeto é o de expandir para as famílias do entorno a metodologia de trabalho já conduzida, com as hortas e pomares na Casa de Timóteo, para que estas famílias produzam parte de seus alimentos e repliquem aos vizinhos, gerando, também, renda extra ou sistema de troca local. O compromisso assumido pelas famílias participantes do projeto é que terão que “Adotar um Vizinho” e repassar o conhecimento adquirido, pois a equipe do projeto faz visitas periódicas, desde a implantação dos quintais, até o acompanhamento técnico de condução.

Até o momento se tem cinco (05) famílias com os quintais instalados e acompanhados, com produção. A partir do segundo semestre de 2018 até o primeiro trimestre de 2019 o intuito é o de conseguir a inclusão de mais quinze (15) famílias.

Publicado
2018-12-28
Seção
AGROECOL - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas