Educação do Campo em perspectiva

Análise da Escola EMR São Joaquim, Selvíria/MS

  • Rodrigo Ferreira Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL
Palavras-chave: Educação do campo EMR São Joaquim PA São Joaquim

Resumo

Este trabalho efetua análise da escola do campo EMR São Joaquim – Selvíria/MS e procura suscitar o debate sobre a construção da Educação do Campo. Entendemos que o tema é relevante, pois compreendemos que há um projeto de Educação do Campo sendo gestado, mas que precisa ganhar corpo e formas mais coerentes com o tipo de Educação proposta pelos movimentos sociais do campo. Sendo assim, o escopo do artigo é dar visibilidade aos esforços empreendidos pelos docentes e gestores da escola EMR São Joaquim em consolidar uma educação de qualidade e comprometida com a realidade dos sujeitos do campo. Para tanto, utilizamos do trabalho de campo para colher dados primários, por meio de aplicação de questionários, análise do material didático e fotografias. Por fim, conclui-se que a luta por uma Educação do Campo coerente com os princípios de defesa da vida, da luta pela terra, da emancipação, da valorização da identidade e dos saberes dos sujeitos do campo é árdua, mas que, é necessária. 

Publicado
2018-12-28