Feira de Produtos Orgânicos da UTFPR/PB: Fortalecimento das Cadeias Curtas de Comercialização e Saudabilidade em Pauta

  • Ana Flávia Padilha UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Larisse Medeiros Gonçalves UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Thiago de Oliveira Vargas UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Palavras-chave: agroecologia, diversificação, segurança alimentar.

Resumo

A preocupação do ponto de vista nutricional e da responsabilidade com o meio ambiente vem aumentando concomitantemente com a produção de alimentos de base ecológica ao longo dos anos. Aliado também às vantagens ao consumidor, as cadeias curtas de comercialização têm se mostrado excelentes alternativas de transação de produtos, coexistindo com as inovações tecnológicas advindas do mundo atual. Dessa forma, a FEPOUT – Feira de Produtos Orgânicos da UTFPR, registrada como projeto de extensão sob o número 435/2016/PB, surgiu simultaneamente com a criação do NEA_Sudoeste_PR – Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Sudoeste do Paraná, com o objetivo de estimular e consolidar práticas agroecológicas motivadoras da produção de alimentos orgânicos. Ainda, a FEPOUT buscou fortalecer a parceria entre famílias agricultoras com o consumidor que, neste caso, são acadêmicos, servidores e comunidade externa, incluindo a análise dos esforços de marketing empregados.

Publicado
2019-02-18