Conhecimento do produto orgânico na região litorânea do estado do Paraná

  • SILVA, Bruna Cristina da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá, Núcleo UNESPAR do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos
  • MARECO, Petrucio de Souza Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá, Núcleo UNESPAR do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos
  • CONCEIÇÃO, Kelly Cristine da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá, Núcleo UNESPAR do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos
  • CAVALLET, Luiz Ermindo Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá, Núcleo UNESPAR do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos
Palavras-chave: comportamento do consumidor, Paranaguá, marketing ambiental, produto de base agroecológica, levantamento

Resumo

A região litorânea do Paraná (Brasil) possui acentuado potencial para obtenção de produtos
de base agroecológica, onde se insere o produto orgânico. Nos últimos anos várias iniciativas
institucionais foram desenvolvidas na região para viabilizar esse tipo de produto. Como consequência,
surge a demanda de promover o consumo local dos mesmos e, consequentemente,
iniciativas de pesquisa de opinião. Através de um levantamento realizou-se 352 entrevistas
nos sete municípios da região, objetivando estimar o conhecimento local sobre o que é produto
orgânico. Encontrou-se para a região a média de 71,3% e o município de Matinhos foi o
que mais se destacou, mostrando que 90% das entrevistas o conhecem, seguido do município
de Morretes, com 76%. Os municípios que demonstraram menos conhecer sobre o assunto
foram Pontal de Paraná e Guaraqueçaba, ambos com 59,4%. Nos últimos cinco anos, em
Morretes e Paranaguá houve o maior aumento de pessoas que afirmam conhecer o que é um
produto orgânico.

Publicado
2018-08-19