Produção e Comercialização de Hortaliças Agroecológicas no Município de Miguel Calmon-BA

  • Rosimeire Morais Cardeal Simão Estudantes de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial-UNIVASF
  • Xirley Pereira Nunes Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Programa de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNIVASF)
Palavras-chave: Alimentos orgânicos; Produtores rurais; Agroecologia.

Resumo

A produção de alimentos orgânicos vem assumindo grande importância para o alcance à segurança alimentar dos consumidores. Objetivos: Conhecer as percepções dos trabalhadores rurais sobre os riscos do plantio com o uso de agrotóxicos e a importância das organizações dos produtores para assegurar uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos. Métodos: O estudo é do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 20 produtores rurais no município de Miguel Calmon, BA. Os dados foram coletados por meio de entrevista gravada e com base no conteúdo da temática. Resultados: Evidenciou-se que os agricultores conhecem os riscos da produção com uso de agrotóxicos, por isso vem desenvolvendo produção orgânica Conclusão: Os produtores passaram a produzir de forma agroecológica e atualmente 40% deles se encontram em transição agroecológica, buscado novos modos de produção e organização social, mas são necessárias maiores capacitações.

Publicado
2020-11-20