Agrobiodiversidade, Agroecologia e Soberania alimentar: Considerações Acerca da Pandemia e o Alimento Sobre à Mesa

  • Larisse Medeiros Gonçalves Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Luana Santos dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Pedro Henrique da Silva Monteiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Ingrid Borges Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Thiago de Oliveira Vargas Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
Palavras-chave: COVID-19, Sistemas Agroalimentares, Vulnerabilidade Social, Abordagem Sistêmica.

Resumo

O objetivo desse artigo é realçar considerações acerca do alimento sobre à mesa nesse momento de pandemia, sob a perspectiva da Agrobiodiversidade, Agroecologia e Soberania Alimentar. A pesquisa tem como cunho metodológico a revisão bibliográfica narrativa crítica. O estudo demonstrou que estes três elementos vão além de sistemas agroalimentares, eles possuem importância fundamental frente à COVID-19, pois integram um movimento holístico que possibilita a esperança de novos cenários. Deve-se assim, promover a Agricultura Familiar e a conscientização de sua essencialidade com enfoque de atenuar as vulnerabilidades sociais, pois assim, possibilita-se alimentos de qualidade para todos os espaços e escalas sociais. A tríade debatida nesse estudo é uma potente ferramenta de contribuição para combater mazelas e fragilidades em meio à pandemia do COVID-19.

Publicado
2020-11-25