Agroecologia no Brasil: uma história contada em três tempos

a history told in three stages

  • Andréa Alice da Cunha Faria UFRPE
Palavras-chave: História da Agroecologia; Desenvolvimento; Educação Popular

Resumo

O artigo fundamenta-se em pesquisa desenvolvida com o objetivo de demonstrar e analisar a existência de vínculos político-pedagógicos entre Agroecologia e Educação Popular. Utilizando-se principalmente de fontes primárias e entrevistas com pessoas-chave, o processo investigativo conduziu a um estudo aprofundado acerca do processo histórico de constituição do movimento agroecológico brasileiro. Estruturada sob o título “A Educação que constrói a Agroecologia no Brasil”, a pesquisa permitiu a produção de uma historiografia da Agroecologia no Brasil, em torno de três momentos articulados, intitulados: “espaços de germinação: das resistências às alternativas”; “dinâmicas de interação: da Agricultura Alternativa à Agroecologia” e “movimentos de expansão: da Pequena Produção à Agricultura Familiar”. O presente artigo destina-se à apresentação desta historiografia ao debate.

Publicado
2020-10-02
Seção
CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias