• Anais da Reunião Técnica sobre Agroecologia - Agroecologia, Resiliência e Bem Viver - Pelotas, RS
    v. 17 n. 3 (2022)

    Os 'Anais da Reunião Técnica sobre Agroecologia - 2021: agroecologia, resiliência e bem-viver' fazem o registro dos 129 artigos científicos, relatos de experiências técnicas e relatos de experiências populares apresentados na referida Reunião Técnica sobre Agroecologia. O evento nasceu das iniciativas ligadas à pesquisa e transferência de tecnologias em agricultura familiar de base ecológica, na Estação Experimental Cascata (EEC) da Embrapa Clima Temperado, situada em Pelotas, no sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, e foi fruto da articulação e parceria entre Embrapa Clima Temperado, Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Sociedade Científica Latino americana de Agroecologia (SOCLA) e Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS). Contou com a participação de 1.317 inscritos e dezenas de palestrantes convidados. Os 129 trabalhos técnico-científicos apresentados estão organizados e apresentados em 10 diferentes eixos temáticos: Desenho e manejo de Agroecossistemas de base ecológica e em transição; Ética, epistemologia, formação e construção do conhecimento agroecológico; Ambiente, paisagens e territórios: resiliência; Agrosociobiodiversidade e bens comuns dos agricultores e comunidades tradicionais; Soberania e segurança alimentar e nutricional e saúde; Economias dos sistemas agroalimentares de base agroecológica; Gêneros e feminismos na Agroecologia; Juventude, sucessão familiar e novos rurais; Desenvolvimento rural, políticas públicas e comunitárias, movimentos sócio-culturais; e Comunicação, cultura e arte popular.

  • Anais do 2° Congresso Online Internacional de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade – Dourados/MS
    v. 17 n. 2 (2022)

    O 2° Congresso Online Internacional de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade objetivou promover a troca de experiência, saberes, o intercâmbio e discussões que visem a adoção e a propagação de práticas de uso sustentável dos recursos naturais, bem como, discutir formas que possam auxiliar no resgate e na conservação das sementes crioulas. O evento aconteceu de forma remota no período de 01 a 04 de dezembro de 2021. O Tema deste ano foi Sementes Crioulas e os desafios da contaminação com Agrotóxicos e Transgênicos. Contou com a presença de 307 inscritos, a programação foi bastante diversificada, contou com14 palestras, 6 mesas redondas e 2 minicursos, contou com a presença de palestrantes renomados, do Brasil, México e Bolívia. Foram submetidos 38 trabalhos distribuídos nas modalidades Artigos completos, Resumos expandidos e Relatos de Experiências, os quais foram apresentados na forma de vídeo pôsteres.

  • Anais do Ciclo de Debates Esperançar Juventudes - Experiências agroecológicas de jovens do campo, das florestas, das águas e das cidades – Evento virtual
    v. 17 n. 1 (2022)

    O Ciclo de Debates “Esperançar Juventudes: experiências agroecológicas de jovens do campo, das florestas, das águas e das cidades” teve o objetivo de aproximar as juventudes do Brasil e da América Latina que constroem a agroecologia nos seus territórios para apresentarem seus ensaios teóricos, artigos de pesquisas inéditos e inovadores, assim como relatos de experiências construídos a partir das discussões e vivências das juventudes com a agroecologia. Ocorrido nos dias 18, 19 e 26 de novembro de 2021, a proposta do evento foi trazer a temática das juventudes como centralidade, refletindo sobre o protagonismo de jovens e sobre as novas formas de pesquisar, produzir e construir conhecimentos com/sobre a agroecologia.

  • Convergências e divergências: mulheres, feminismos e agroecologia
    v. 16 n. 1 (2021)

    Nos dias 04 e 05 de março de 2021, mesmo impactado pela pandemia causada pela COVID-19, o Grupo de Trabalho de Mulheres da ABA-Agroecologia realizou o evento virtual “Convergências e divergências: mulheres, feminismos e agroecologia”. Esse momento tinha por objetivo valorizar e visibilizar a participação das mulheres na construção, fortalecimento e escalonamento da Agroecologia. A partir desse encontro, nasce a inspiração para a realização dessa publicação, que acolhe ensaios, artigos, transcrições de falas de mulheres que, em sua diversidade, promovem a agroecologia em vários espaços e realidades. As reflexões agregam os feminismos, a luta contra a LGBTfobia, a produção de alimentos, o antirracismo de forma interseccional, propiciando avanços e novos olhares no campo agroecológico.

  • Anais do 1 o Congresso Online Internacional de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade - Dourados, Mato Grosso do Sul
    v. 15 n. 4 (2020)

    Anais do 1° Congresso Online Internacional de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade - Conectando Ideias, Saberes, Sementes e Agroecologia, realizado no período de 21 a 25 de setembro de 2020, pelo Instituto Cerrado Guarani, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados, MS.  

  • Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe
    v. 15 n. 2 (2020)

    Este número apresenta os anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado de 4 a 7 de novembro de 2019, em São Cristóvão, Sergipe, com o tema "Ecologia de Saberes: Ciência, cultura e arte na democratização dos sistemas agroalimentares"e realizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e a Rede Sergipana de Agroecologia. 

  • Anais do III Colóquio Internacional Feminismo e Agroecologia, Recife/PE, Brasil
    v. 15 n. 3 (2020)

    A publicação apresenta os Anais do III Colóquio Internacional Feminismo e Agroecologia, realizado em Recife/PE, Brasil, no período de 8 a 11 de abril de 2019, com o tema “Trabalho, Cuidados e Bens Comuns”, em suas interfaces com o feminismo e a agroecologia, com seus antecedentes, as organizadoras e a programação do evento. Lança o Manifesto de criação da Rede Internacional Feminismo e Agroecologia e divulga os textos apresentados nos grupos de trabalho  (GTs) realizados durante o evento, tais como, Economia Feminista e Agroecologia; Feminismo, agroecologia e o comum na construção de sistemas alimentares urbanos; Feminismos, Ancestralidade e Agroecologia; Mulheres e a Epistemologia do Conhecimento Agroecológico; Feminismos, Agroecologia e Economia Solidária; Feminismos, Comunicação e Cultura; Feminismo, Agroecologia e Soberania Alimentar; Feminismo e Agroecologia: quais sujeitos políticos?; Espaços de comercialização de produtos agroecológicos. 

  • Edição Especial dos Anais do V Simpósio Mineiro de Ciência do Solo: Agroecologia e a Compreensão do Solo como Fonte e Base para a Vida
    v. 15 n. 1 (2020)

    Este número trata-se de uma edição especial com trabalhos apresentados durante o V Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, realizado em Viçosa/ MG, no período de 14 a 17 de maio de 2019, abordando a temática Solos e Agroecologia.

  • Anais do 3o Congresso Paranaense de Agroecologia; Foz do Iguaçu/PR, 5 a 9 de novembro de 2018.
    v. 14 n. 1 (2019)

    Este número apresenta os Anais do 3o Congresso Paranaense de Agroecologia, realizado em Foz do Iguaçu/PR, no período de 5 a 9 de novembro de 2018. Este Congresso fez parte do evento 3o Paraná Agroecológico.

  • Anais do III Encontro Pan-Americano sobre Manejo Agroecológico de Pastagens; 13 a 15 de novembro de 2018.
    v. 14 n. 2 (2019)

    Os Anais do III Encontro Pan-Americano sobre Manejo Agroecológico de Pastagens reúnem informações sobre resultados de pesquisas e de experiências na área. Trazem palestras e exposições de professores, agricultores, técnicos e estudantes, bem como reunem e compartilham conhecimentos na forma de resumos e relatos de experiência oriundos de pesquisas e experiências de agricultores, técnicos, gestores, pesquisadores, professores e estudantes que atuam na área ou tem interesse no tema do manejo agroecológico de pastagens.

  • Anais do AGROECOL 2018; 11 a 14 de novembro de 2018, Campo Grande/MS
    v. 13 n. 2 (2018)

    Este número apresenta os anais do Agroecol 2018, realizado no período de 11 a 14 de novembro de 2018, em Campo Grande, MS.

  • Anais do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia; X Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno; 12 a 15 de setembro de 2017, Brasília/DF
    v. 13 n. 1 (2018)

    Este número apresenta os anais do X Congresso Brasileiro de Agroecologia, do VI  Congresso Latino-americano de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, realizados em Brasília/DF, no período de 12 a 15 de setembro de 2017, com o tema "Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver". Os eventos foram realizados pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Sociedad Latinoamericana de Agroecología (SOCLA) e parceiros.