Ações territoriais: formação básica em sistemas agroflorestais no estado do Ceará

Autores

  • Joelaine de Castro do Nascimento UNILAB- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Lelo José Gomes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Joel Henrique Cardoso Embrapa Agroindústria Tropical
  • Maria Ivanilda Aguiar Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Jaqueline Santos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Meyrenice Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

Agroecologia, sustentabilidade, semiárido, educação

Resumo

 O trabalho narra a experiência de implantação de uma unidade didática de formação em Sistemas Agroflorestais (SAF), desenvolvida no contexto do curso de Agronomia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada no estado do Ceará. O relato se vale das observações realizadas nas etapas que fizeram parte da implantação da unidade didática, leitura dos relatórios de cada etapa do processo e observação das imagens registradas. O grupo pode observar as estratégias de cultivo adotadas em SAFs, com destaque para o plantio adensado e simultâneo de muitas espécies, que além de acelerar os processos de vivificação dos solos, também possibilita uma grande produção de biomassa por unidade de área. A partir da unidade didática executada no ambiente acadêmico a proposta inspirou trabalhos de conclusão de curso da Agronomia, além de romper os limites da universidade, sendo que a outras unidades serão implantadas diretamente nas propriedades rurais dos agricultores familiares do Maciço do Baturité, no Ceará.

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Publicado

2020-08-05