Assiduidade e permanência de consumidores em iniciativas de compra direta de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos

  • Adevan da Silva Pugas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edimar Luiz Rode Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renan Ansaldi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Oscar José Rover Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Redes agroalimentares alternativas; agricultura familiar; circuitos curtos de comercialização; consumo responsável.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a assiduidade e permanência dos consumidores em iniciativa de compra/venda direta de alimentos orgânicos, por pedidos antecipados. Para tanto, foi desenvolvido um estudo junto à Célula de Consumidores Responsáveis da UFSC/Trindade, em Florianópolis/SC. Os dados permitem observar elevada procura e adesão à iniciativa, no entanto, a permanência de consumidores demonstrou-se uma problemática a ser enfrentada. Conclui-se que melhor devem ser entendidas as motivações das desistências dos consumidores com a finalidade de desenvolver estratégias que tornem a experiência atrativa a médio e longo prazos.

Publicado
2020-07-10
Seção
CBA - Economias dos Sistemas Agroalimentares de Base Agroecológica