Estratégia de comercialização de cestas com produtos dos assentamentos agroecológicos: economias dos sistemas agroalimentares de base agroecológica

Autores

  • Quelem Souza silva Centro territorial de educação
  • Roberta Cristina da silva Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Iara Maria Lopes Rangel Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Ronaldo Bastos Caldas Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Rafael Passos Rangel Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Felipe Da Cunha Peixoto Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • João Luiz Da Silva Carnicel Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Meriely Oliveira de Jesus Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Jonas Pereira da Silva Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Itamar Ferreira de Matos Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Marcos Vínicius Nascimento Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Elisiane Lacerda Santos Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Thais Santos de Souza Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Cleber Oliveira Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Marileia Aparecida Vaz Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Geralda Rosa Silva Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Felipe Otávio Campelo Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • Juliana Lopes Souza Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
  • João Dagoberto Dos Santos Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto

Palavras-chave:

Geração de Renda; Diálogo com a Sociedade; Alimentação Saudável.

Resumo

Considerando a importância da manutenção dos agricultores no campo, o que se propõe discutir neste artigo é o desenvolvimento de um mecanismo de comercialização, como forma de resistência e autonomia camponesa, permitindo assim o fortalecimento da base, tendo em vista que a comercialização envolve processos complexos e contínuos, levando à manifestação de estratégias para a permanência no mercado. A partir desta perspectiva, objetiva-se com este estudo analisar as estratégias de comercialização que os agricultores utilizam para vender os produtos dos assentamentos agroecológicos. Nesse contexto a cesta agroecológica é uma das experiências do movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST), que busca oferecer alimentos saudáveis a cidade de Itamaraju-BA, conectando agricultores e agricultoras do campo aos consumidores urbanos. O sistema de vendas de cestas possibilita que o consumidor escolha os itens que vão compor a sua cesta a partir dos produtos disponíveis, através de um pedido que pode ser realizado por telefone, ou pessoalmente com o agricultor

Downloads

Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

CBA - Economias dos Sistemas Agroalimentares de Base Agroecológica