Práticas pedagógicas em Agroecologia: o caso da Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio

Autores

  • Alexandra Resende Campos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Marcelo Loures Santos
  • Amanda Aparecida Marcatti
  • André Gilberto Vaz

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Educação do Campo; Formação Docente; Agroecologia na Escola.

Resumo

Como parte do processo de implementação das Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais, através da Resolução 2820/2015, o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo (GiraCampo – UFOP) vem realizando atividades formativas em algumas escolas estaduais da Região dos Inconfidentes. O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio, cujo propósito foi articular a temática da Agroecologia com os conteúdos escolares, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. O trabalho tem propiciado troca de saberes populares entre moradores da comunidade, familiares, estudantes e professores, criação de horta na Escola, composteira, minhocário, formação pedagógica com a comunidade educativa sobre os princípios agroecológicos e sua relação com a Educação do Campo, entre outras atividades. 

Downloads

Publicado

2020-08-05