A contribuição do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) na definição das listas de espécies da sociobiodiversidade

Autores

  • Victor Moura e Silva de Oliveira IPEA/ UNB
  • Mariana Pontes Campos
  • Mariana Aquilante Policarpo
  • Regina Helena Rosa Sambuichi
  • Guadalupe Souza Satiro

Palavras-chave:

Palavras-chave: produtos da sociobiodiversidade; agroecologia; diversidade biológica e sociocultural; povos e comunidades tradicionais; políticas públicas.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a contribuição do Planapo para a definição das listas de espécies da sociobiodiversidade. A metodologia utilizada baseou-se em revisão de literatura, análise documental e levantamento de dados secundários. Com a criação do Planapo I, a agenda da Sociobiodiversidade passou a ser incorporada pela agenda da Agroecologia e Produção Orgânica. No Planapo II foi criado o Eixo 6 (Sociobiodiversidade), voltado especificamente para estas ações e assim, em 2016 e 2018 foram publicadas as listas de produtos da sociobiodiversidade para comercialização em mercados institucionais. Os resultados indicaram que o Planapo vem contribuindo positivamente para as ações referentes à sociobiodiversidade, com destaque para a atuação da ST Sociobio, espaço importante de diálogo e discussões entre governo e sociedade civil a fim de responder às necessidades dos agricultores familiares, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais sobre esta temática.

Downloads

Publicado

2020-07-16