A contribuição do Planapo para o acesso e estruturação produtiva de sementes e mudas adaptadas a sistemas agroecológicos

Autores

  • Victor Moura e Silva de Oliveira IPEA/ UNB
  • Mariana Aquilante Policarpo
  • Mariana Pontes Campos
  • Regina Helena Rosa Sambuichi
  • Guadalupe Souza Satiro

Palavras-chave:

Palavras-chave: sementes crioulas; agroecologia; políticas públicas; agricultura familiar; povos e comunidades tradicionais.

Resumo

A agricultura familiar e os povos e comunidades tradicionais estão entre os principais responsáveis pela preservação de sementes crioulas, ou seja, sementes que não foram geneticamente modificadas e que são consideradas uma das portas de entrada para a transição agroecológica. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) para o acesso e estruturação produtiva de sementes e mudas adaptadas a sistemas agroecológicos. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica, análise documental e levantamento de dados secundários. Como resultado verificou-se ações importantes ocorridas através do Planapo, com destaque para o lançamento do Programa Nacional de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar e de projetos desenvolvidos em parceria do governo federal com governos estaduais e também com uma universidade, especialmente na região do semiárido brasileiro.

Downloads

Publicado

2020-07-16