As ferramentas de formação empregadas pelo grupo de trabalho em pecuária leiteira do pré-assentamento Maravilha II e a busca pela transição agroecológica: técnicas, objetivos e resultados alcançados

técnicas, objetivos e resultados alcançados

Autores

  • Flavia Furlan Kato Esalq/USP
  • Vanessa Silva
  • Vitor Matos
  • Rafael Silva
  • Joao Santos
  • Aline Carvalho

Palavras-chave:

Grupo de Trabalho; Práticas Agroecológicas; Pecuária Leiteira

Resumo

O pré-assentamento Maravilha II, localizado em Santa Cruz Cabrália, tem um perfil de pequenos produtores de leite. Neste contexto, o Projeto Assentamentos Agroecológicos, desenvolveu um Grupo de Trabalho em Pecuária Leiteira junto aos agricultores para discutir e aplicar princípios agroecológicos na produção de leite, a partir de manejos simples de bem-estar animal, pastejo rotacionado e melhoria na qualidade da pastagem e do leite.

A equipe técnica procura aplicar estratégias e ferramentas de formação como visitas técnicas, troca de experiências, cursos, oficinas, lotes demonstrativos e estruturas coletivas. A partir dessas ferramentas o grupo alcançou a instalação de 18 arranjos de cerca elétrica para pasto rotacionado, introdução de sombra e outros elementos de bem-estar animal, duas unidades de resfriamento de leite administrada comunitariamente, além de introdução de práticas de manejo na higiene da ordenha manual, monitoramento de lotação e consumo de matéria seca, entre outros.

Downloads

Publicado

2020-10-04

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias