Conectividade de fragmentos de vegetação nativa e Áreas de Preservação Permanente de imóveis rurais familiares em uma microbacia hidrográfica na Amazônia Matogrossense

  • Rafael Pereira de Paula UFSCar
  • Adriana Cavalieri Sais UFSCar
  • Renata Evangelista de Oliveira UFSCar
Palavras-chave: Restauração florestal, corredores ecológicos, remanescentes florestais, Sistemas de Informação Geográfica, métricas de paisagem.

Resumo

Este artigo teve como objetivo mapear o uso do solo em uma microbacia hidrográfica de imóveis rurais familiares na Amazônia Matogrossense, analisando a estrutura da paisagem e a conectividade de fragmentos de vegetação nativa no cenário atual e em simulações com as APP restauradas, considerando ou não as rupturas no cruzamento com estradas rurais. O mapa dos fragmentos foi elaborado com base em imagem de satélite de 2017, e mapas de hidrografia e de declividade foram utilizados para determinar as APP. Compararam-se três cenários: real (floresta atual); ideal com estradas (floresta atual acrescentada da restauração das APP e efeitos de estradas); e ideal sem estradas (floresta atual acrescentada da restauração das APP), baseado em métricas da paisagem. Os resultados indicam que os remanescentes florestais da microbacia estudada apresentaram-se intimamente ligados à presença de corpos de água, geralmente em tamanhos menores e formatos regulares. As APP possuem 38% de suas áreas desmatadas com implantação de pastagens, áreas agrícolas e residências. A restauração das APP aumentaria o tamanho dos fragmentos e a conectividade entre eles, constituindo corredores de floresta marginal, entretanto, contribuiriam pouco para o aumento em área total de cobertura de vegetação nativa, e a sua largura não garante a funcionalidade efetiva como corredores para os fluxos ecológicos. As conclusões fazem uma crítica à legislação ambiental vigente, e apontam alternativas para melhorar a conservação dos remanescentes florestais da área estudada.

Publicado
2018-12-28
Seção
AGROECOL - Uso e Conservação dos Recursos Naturais