Horta em espiral de ervas medicinais e aromáticas: construindo o bem viver na escola

Autores

  • Jaqueline Rocha Oliveira Nucleo de Agroecologia de Governador Valadares - UFJF
  • Reinaldo Duque Brasil Landulfo Teixeira Nucleo de Agroecologia de Governador Valadares - UFJF
  • Maria Eliane Barbosa Pereira
  • Odair Vieira Medina Pereira

Palavras-chave:

permacultura, agroecologia, bem viver, agricultura urbana, plantas medicinais

Resumo

O projeto Horta em Espiral foi realizado com educandos do 3º ano do ensino médio integral, em uma escola da zona urbana da cidade de Ipatinga-MG. O objetivo era proporcionar uma sensibilização dos educandos e de toda comunidade escolar sobre a importância do cultivo e do uso das plantas medicinais, bem como incentivar o diálogo intercultural e o contato com a terra como prática de permacultura e agroecologia dentro de um contexto urbano escolar. As atividades aconteceram de forma interdisciplinar com o apoio dos professores, associação de moradores (AMBEBA), associação de terapeutas e o Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (NAGO). Durante as aulas da disciplina Inovação Sustentável, que faz parte da base flexível do ensino médio integral, os alunos realizaram pesquisas e fizeram debates sobre os temas abordados nesse trabalho, e depois fizeram a autogestão da construção da horta a partir de grupos de trabalhos de projetos, pesquisa, articulação e comunicação. A metodologia adotada se inspirou na pedagogia ancestral do bem viver. A criação da horta em espiral na escola proporcionou aos educandos vivenciar um trabalho coletivo em comunidade, construindo aprendizados sobre permacultura, agroecologia, plantas medicinais, alimentação saudável e cultura indígena. A experiência foi enriquecedora em diversos aspectos, além de contribuir para a estética e o embelezamento da escola, serve como fonte de inspiração para outras escolas e lugares.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias