Utilização de papelão para conter a Brachiária: Relato de experiência desenvolvida no plantio de mudas

  • Camila Guimarães Lopes Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul - APOMS. Bolsistas de Formação e Treinamento. Glória de Dourados, Mato Grosso do Sul.
  • João Otávio dos Santos Pereira Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul - APOMS. Bolsistas de Formação e Treinamento. Glória de Dourados, Mato Grosso do Sul
  • Mateus de Moura Santos Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul - APOMS. Bolsistas de Formação e Treinamento. Glória de Dourados, Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Manejo da Brachiária; Reflorestamento; Ecossistema

Resumo

Ao falar de reflorestamento, o plantio de árvores nativas recebe destaque, visto que as espécies sofreram alterações conforme o tempo, em busca de adaptação.  O bioma nativo engrandece a biodiversidade, pois contribui diretamente para a conservação da fauna, flora e microfauna, ambos importantes para o equilíbrio ecológico. Além de ofertar alimentos, as árvores proporcionam abrigo e água, e a floresta nativa oferece um corredor natural para reprodução das mais diversas espécies. A redução dos efeitos do aquecimento global entra no mérito, com a consequente necessidade de novas práticas, tecnologias e inovações a serem empregadas, visando reforçar os pilares da sustentabilidade. Entender o funcionamento do ecossistema e aprender como contribuir para um desenvolvimento sustentável, são deveres indispensáveis nos últimos tempos. Os recursos disponíveis necessitam de adaptação para uma reutilização consciente. A brachiária quando introduzida trouxe muitos benefícios, entretanto, o manejo em propriedades de reflorestamento sugere novas práticas de contenção da mesma, pois tem suas vantagens em certas atividades e desvantagens em outras - como tudo que existe.  Alocar os recursos disponíveis inutilizados, como o papelão, para solucionar impasses no cotidiano, são inovações sustentáveis cada vez mais necessárias.

Publicado
2020-11-20