Trajetória de um Agroecossistema em Busca da Sustentabilidade: Um Estudo de Caso em Pato Branco (PR)

  • Larisse Medeiros Gonçalves Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Luana Santos dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Matheus Hermann dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Cristiane Maria Tonetto Godoy Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Thiago de Oliveira Vargas Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Transição Agroecológica, Produção Orgânica.

Resumo

É de extrema importância conhecer o processo de construção do conhecimento agroecológico desde os seus anseios até a sua consolidação. Este artigo tem como enfoque apresentar a trajetória percorrida por uma família agricultora, residente da Zona Rural do município de Pato Branco – PR, para o direcionamento da transição agroecológica e à sustentabilidade, em vista da qualidade de vida. O estudo possui abordagem qualitativa com viés de pesquisa-ação, aplicando uma metodologia intitulada de “Linha do Tempo”. A produção do estabelecimento era fundamentada em práticas convencionais de cultivo e passaram por remodelações em vista de princípios da agroecologia e de mudanças de paisagem para promover o incremento da biodiversidade. Diante desta pesquisa foi possível compreender as transformações do agrossistema e as dificuldades da família na continuidade do processo de transição agroecológica.

Publicado
2020-11-20