O papel do IALA Amazônico na Valorização e Conservação das Sementes Tradicionais: Um Estudo de Caso

  • Ingrid Borges Lima Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Foz Do Iguaçu. Mestre em Políticas Públicas. Grupo Juventude e Agroecologia
  • Larisse Medeiros Gonçalves Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Luana Santos dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Pedro Henrique da Silva Monteiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA-Sudoeste do Paraná)
  • Esmailson Moreira dos Santos Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal
Palavras-chave: Amazônia, Conhecimentos Tradicionais e Sementes Crioulas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender os entraves no âmbito das sementes tradicionais, a partir do processo de migração dos agricultores familiares do Sudeste Paraense, destacando a importância do IALA Amazônico na sua recuperação e conservação. Fez-se uma análise com agricultores familiares, resgatando suas trajetórias e destacando suas relações com o IALA Amazônico através de entrevistas abertas e conversas informais. Percebeu-se uma dificuldade de encontrar agricultores que ainda persistem com suas sementes, que, além de outros entraves, é um processo que certamente foi consequência do que chamamos de perda pela migração. Assim, o IALA Amazônico tem contribuído para a recuperação e manutenção das sementes tradicionais, buscando se tornar um centro de convergência de experiências, atuando junto com os agricultores na produção, no armazenamento e na distribuição de sementes, bem como na realização de outras ações como na construção de feiras e de cursos de formação.

Publicado
2020-11-25