Solos e agroecologia para professores da educação básica: a experiência do Programa Novos Talentos UFV

Autores

  • MUGGLER, Cristine Carole Universidade Federal de Viçosa
  • FRANCISCO, Talita de Cássia Universidade Federal de Viçosa
  • REIS, André Luiz Miranda Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Socioconstrutivismo, Educação ambiental

Resumo

A agroecologia é movimento, ciência e prática que busca estabelecer uma (re)nova(da) relação
entre os seres humanos e o meio ambiente. A abordagem desse tema na educação
básica é desarticulada e insuficiente embora apresente enorme potencial para concretizar a
transversalidade das questões ambientais. Nesta perspectiva foi concebido o curso “Solos e
Agroecologia: transversalidade e abordagem socioambiental nas ciências da natureza”, para
professores da educação básica. O curso teve como objetivo contribuir para a disseminação
da Agroecologia entre as comunidades escolares e fortalecer a educação em solos na educação
básica. O presente relato apresenta a construção e o desenvolvimento dos cursos “Solos
e Agroecologia” para professores da educação básica realizados nos anos de 2014 a 2016.

Downloads

Publicado

2018-08-19