Percepção dos estudantes do curso de agronomia sobre o tema agrotóxicos

Autores

  • BERNARDINO, Virginia Lana Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • CASTRO, Pedro Victor Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • ROCHA, Raimundo Gleidison Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • FREITAS, Cesarina Chagas de Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • ZULIANI, Daniela Queiroz Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Palavras-chave:

Ambiente, veneno, agricultura, formação acadêmica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos conhecimentos sobre agrotóxicos de
estudantes do curso de agronomia da UNILAB, matriculados na disciplina de Tópicos Especiais
em Agronomia II. Foi realizado um questionário com 10 perguntas sobre a temática
dos agrotóxicos. Responderam as questões espontaneamente 27 alunos, destes 22 foram
considerados para este trabalho. Os dados foram coletados em janeiro de 2017, em seguida
tabulados para posterior análise qualitativa. Foi constatado o interesse dos estudantes em
aprofundar o estudo do tema agrotóxicos e que, apesar de cursarem agronomia, o conhecimento
prévio ainda é bastante superficial. O trabalho permitiu a identificação de temas que
devem ser aprofundados na disciplina. O questionário orientou a construção da disciplina que
foi enriquecida com vídeos e artigos para debates e uma proposta de estudo de caso sobre o
uso de agrotóxico em situações concretas próximas à universidade.

Downloads

Publicado

2018-08-18