Promoção de Alimentos Regionais e Sustentabilidade nas Comunidades Indígenas de MS: ações do CECANE/UFMS
Palavras-chave:
Frutos Nativos, Desenvolvimento Sustentável, Povos Originários, Produtos Agroecológicos, Culinária TradicionalResumo
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,, tem como objetivo promover a inclusão de produtos regionais, especialmente frutos nativos do Cerrado e Pantanal, na alimentação escolar de comunidades indígenas. O projeto oferece capacitação técnica por meio de cursos e oficinas sobre produção de alimentos, agroindustrialização e boas práticas de segurança alimentar. Durante as atividades, membros das comunidades, em especial as mulheres, aprenderam a transformar frutos como jatobá, cumbaru, bacuri e bocaiuva em pães, biscoitos, bolos, sucos e outras receitas. A Coleção Saberes do Cerrado e Pantanal foi utilizada para apoiar o ensino das práticas alimentares sustentáveis. Apesar dos avanços, o projeto enfrentou desafios no acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), em grande parte devido à burocracia, falta de documentação e desconhecimento dos procedimentos, além falta de infraestrutura nas aldeias. O projeto também destacou a importância da organização comunitária e do diálogo com gestores públicos para superar essas barreiras. Embora tenha promovido a capacitação e fortalecido a segurança alimentar nas comunidades indígenas, a continuidade e a expansão das ações dependem de melhorias estruturais e do acesso ampliado a políticas públicas. Este trabalho contribui para a discussão sobre o uso sustentável de alimentos regionais e a promoção da soberania alimentar nas comunidades indígenas.
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Copyright (c) 2024 Karen Salles Porto, Rosane Juraci Bastos GOMES, Raquel Pires CAMPOS, Deise BRESAN

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