A Transição Agroecológica no Litoral do Paraná: ensino extensionista na UFPR
Palavras-chave:
Transição Agroecológica, módulo extensionista, assentamento da reforma agráriaResumo
Este trabalho se trata de uma análise descritiva do módulo de Interações Culturais e Humanísticas (ICH) Transição Agroecológica que foi ofertado entre os anos de 2022 e 2024 na Universidade Federal do Paraná, setor litoral. Pretende-se abordar a relação pedagógica e extensionista que se estabeleceu através da ICH Transição Agroecológica com a Comunidade Agroflorestal José Lutzenberger, assentamento da reforma agrária localizado no município de Antonina, litoral do Paraná. As ICHs se tratam de um tipo de módulo compreendido no Plano Político Pedagógico da UFPR litoral, os quais objetivam a articulação de saberes científicos, populares, culturais e interpessoais, com a participação de alunos de diferentes cursos e da comunidade externa. O assentamento em questão possui uma experiência singular de transição agroecológica, com o estabelecimento de sistemas agroflorestais (SAFs) que geram renda para as famílias assentadas e ainda recuperam ecossistemas degradados. O curso Tecnólogo em Agroecologia da UFPR-litoral não possui uma disciplina de Extensão Rural, mas a ICH Transição Agroecológica é uma prática de ensino de extensão rural no território. A ICH promoveu espaços de diálogo de saberes, compreendendo a socialização de conhecimentos e práticas tradicionais pelas agricultoras e agricultores e o desenvolvimento de um planejamento estratégico e a realização de ações práticas no assentamento, conforme as necessidades da comunidade. O contato da universidade com a realidade de um assentamento agroecológico possibilita uma formação sócio pedagógica humana, tecnológica e política de estudantes, técnicos e professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Luiza Araujo de Campos, Paulo Rogério Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.