Experiências agroecológicas e de extensão no ensino superior no Território do Recôncavo da Bahia

Autores

  • Vinícius de Jesus Ferreira Mestrando em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGEXR/UFSM)
  • Mariele Boscardin Doutora em Extensão Rural (PPGEXR/UFSM) e Professora na Universidade Federal de Santa Maria (CCR/UFSM)
  • Leticia Andrea Chechi Doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS) e Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCAAB/UFRB)
  • Leiliane dos Santos Gonzaga Graduanda em Gestão de Cooperativas (CCAAB/UFRB)

Palavras-chave:

Agricultores Familiares, agroecologia, Economia Solidária, Feiras Livres, Grupo de Consumo

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar duas experiências de produção agroecológica e comercialização de produtos que são oriundos da agricultura familiar mediadas por projetos de extensão em ambiente universitário. As experiências aqui apresentadas se referem ao Grupo de Consumo do Recôncavo e à Feira da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, situado no Território do Recôncavo, mais especificamente no município de Cruz das Almas. Trata-se de duas experiências que, embora distintas, têm como foco a comercialização de produtos que são adotados métodos sustentáveis/agroecológicos da agricultura familiar, o consumo responsável, a produção sustentável e a valorização de produtos locais. Em ambos os casos, a universidade, por meio de docentes, discentes e técnicos administrativos têm contribuído de forma significativa e atuado como mediadores destes processos de produção e comercialização, contribuindo com o fortalecimento da agricultura familiar e geração de renda para os agricultores envolvidos. Por outro lado, estas experiências possibilitam aos graduandos envolvidos processos formativos, consolidação de atividades de curricularização da extensão, e a atuação prática das teorias adquiridas em sala de aula.

Downloads

Publicado

2025-10-06