O Paraná Mais Orgânico e a alimentação escolar

Autores

  • Ednaldo Michellon Prof. Coordenador Estadual do Paraná Mais Orgânico e do PMO/UEM
  • Andrea Bruginski Gestora do Programa de Alimentação Escolar Pública do Paraná/Fundepar

Palavras-chave:

Extensão Rural, Agricultura Familiar, Agroecologia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um panorama da contribuição da agricultura familiar, do associativismo e do cooperativismo no fornecimento da alimentação escolar no Estado do Paraná, Brasil, de 2011 até 2023, e a colaboração da extensão rural agroecológica neste processo. Essa pesquisa se justifica em função da obrigatoriedade de destinar pelo menos 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para os Estados e Municípios brasileiros para as compras da agricultura familiar. Também, será apresentado o comportamento do fornecimento de alimentos orgânicos na merenda escolar das escolas públicas paranaenses e a participação do Paraná Mais Orgânico nesta ação. A metodologia constou de consultas às fontes de dados primários, principalmente os números da base fornecidos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). A tese principal para o crescimento no consumo de orgânicos em geral tem a ver com a opção da população pela alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos. E, no caso da merenda escolar, tem sido puxada pela legislação, que colocou como meta que a alimentação das escolas públicas no Paraná seja 100% orgânica até 2030. Os resultados mostram que esse esforço da sociedade tem tido êxito, pois está havendo incremento do número de associações e cooperativas da agricultura familiar que estão fornecendo alimentos, inclusive, com aumento na quantidade e diversidade de produtos orgânicos neste período analisado. Por último, ressalta-se que este é um grande desafio colocado para a agricultura e a sociedade paranaense, para que as crianças e jovens tenham uma alimentação mais saudável e de qualidade elevada, com ganhos significativos na melhoria da educação.

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Publicado

2025-10-06