Extensão universitária transformando vidas: percepções de jovens assentados e estudantes
Palavras-chave:
Profor-EXT, Processo pedagógico, Reforma AgráriaResumo
Este texto aborda o potencial transformador do Profor-EXT na vida dos jovens assentados e dos estudantes universitários envolvidos no programa por meio de processos pedagógicos inclusivos e dialógicos. A metodologia utilizada incluiu entrevistas semiestruturadas com jovens assentados e estudantes universitários, visando captar as transformações pessoais e profissionais proporcionadas pelo programa. Os dados coletados foram sistematizados e analisados com o apoio do software Atlas.ti, garantindo maior confiabilidade na interpretação dos resultados qualitativos. Os jovens assentados relataram sentir-se mais valorizados e preparados para transformar suas realidades e contribuir para o desenvolvimento de seus territórios. Já os universitários destacaram a oportunidade de conhecer demandas sociais anteriormente desconhecidas, o que despertou neles o compromisso em atuar como agentes de mudança em suas áreas de formação. Assim, os resultados evidenciam que a educação, quando fundamentada em diálogo e respeito às realidades locais, pode ser uma ferramenta poderosa para mudanças estruturais na sociedade e nas trajetórias individuais dos envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Helena Lelli Riga, Karolina Vicente Rodrigues Guerrero, Vitória Rodrigues Vaccari, Giovanna Menegon Fais Pistozzo, Murilo Araujo Piccoli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.