Extensão universitária transformando vidas: percepções de jovens assentados e estudantes

Autores

  • Helena Lelli Riga Residente/Universidade Federal de São Carlos
  • Karolina Vicente Rodrigues Guerrero Estagiário/Universidade Federal de São Carlos
  • Vitória Rodrigues Vaccari Estagiário/Universidade Federal de São Carlos
  • Giovanna Menegon Fais Pistozzo Estagiário/Universidade Federal de São Carlos
  • Murilo Araujo Piccoli Estagiário/Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Profor-EXT, Processo pedagógico, Reforma Agrária

Resumo

Este texto aborda o potencial transformador do Profor-EXT na vida dos jovens assentados e dos estudantes universitários envolvidos no programa por meio de processos pedagógicos inclusivos e dialógicos. A metodologia utilizada incluiu entrevistas semiestruturadas com jovens assentados e estudantes universitários, visando captar as transformações pessoais e profissionais proporcionadas pelo programa. Os dados coletados foram sistematizados e analisados com o apoio do software Atlas.ti, garantindo maior confiabilidade na interpretação dos resultados qualitativos. Os jovens assentados relataram sentir-se mais valorizados e preparados para transformar suas realidades e contribuir para o desenvolvimento de seus territórios. Já os universitários destacaram a oportunidade de conhecer demandas sociais anteriormente desconhecidas, o que despertou neles o compromisso em atuar como agentes de mudança em suas áreas de formação. Assim, os resultados evidenciam que a educação, quando fundamentada em diálogo e respeito às realidades locais, pode ser uma ferramenta poderosa para mudanças estruturais na sociedade e nas trajetórias individuais dos envolvidos.

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Publicado

2025-10-06