Graduação em Agronomia pelo PRONERA: um olhar a partir do Projeto Pedagógico do Curso

Autores

  • Jéssica Lorena Mainardes da Silva Doutoranda em Educação/USP

Palavras-chave:

PRONERA, Agronomia, Projeto Pedagógico do Curso

Resumo

O Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (PRONERA) traz em seu cerne o interesse político de formar profissionais para atuarem em contextos de reforma agrária. A formação em Agronomia pelo PRONERA teria, portanto, o interesse de atuação junto a comunidades que trabalham com a agricultura familiar e em órgãos a ela relacionados, em contraposição ao modelo hegemônico de desenvolvimento agrário, o agronegócio. Essa formação perpassa diferentes momentos, do ingresso, acesso à universidade e a formação em si. O interesse dessa pesquisa está justamente na formação: que profissional será formado para trabalhar em territórios de reforma agrária? O currículo do curso é um documento primário, fundamental para responder a essa questão, pois traduz a expectativa do futuro desse profissional nas ações ofertadas pelo curso. Assim, optou-se pela seleção de dois Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) para analisar e comparar as possibilidades de formação em Agronomia pelo PRONERA, no anseio de melhor explorar a pesquisa em andamento desta autora. Na análise desses documentos, identificam-se as possibilidades de aproximação entre as turmas de Agronomia regular e pelo PRONERA e a importância de se alinhar conteúdos e corpo docente à visão político-pedagógica do curso.

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Publicado

2025-10-06