Integração entre ensino, pesquisa e extensão: experiência da disciplina de agroecologia junto a família Buske, em Dona Francisca – RS

Autores

  • Mateus Gaiardo dos Santos Graduando em agronomia/UFSM
  • Vanderlei Franck Thies Professor Dr. Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural/UFSM

Palavras-chave:

agroecologia, agricultura biodinâmica, arroz, venda direta

Resumo

A Unidade de Produção Agropecuária (UPA) da Família Buske, localizada no município de Dona Francisca, RS, abrange 30 hectares e adota a agroecologia como princípio central desde sua transição há quase três décadas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as possibilidades de integração entre ensino, pesquisa e extensão a partir da sistematização do processo agroecológico da família e do seu sistema produtivo biodinâmico. A pesquisa foi baseada em revisão de literatura e atividades de campo, realizadas no primeiro semestre de 2024, incluindo visitas à UPA e diálogos semanais com a família durante a Feira Ana Primavesi, na UFSM. O referencial teórico aborda os princípios da agroecologia e da agricultura biodinâmica, proposta por Rudolf Steiner e do ensino de extensão rural desde a perspectiva dialógica. Os resultados demonstram a adaptação bem-sucedida da produção de bananas em clima temperado por meio de agrofloresta, a produção natural de citros e o cultivo de arroz agroecológico e biodinâmico com baixo custo, utilizando sementes próprias e preparados biodinâmicos. A comercialização direta na Feira Ana Primavesi é um diferencial. Sugere-se a introdução de plantas de cobertura para melhorar a fertilidade do solo. A UPA é um modelo de produção sustentável e viável, conciliando sustentabilidade ecológica, rentabilidade econômica e justiça social. Conclui-se que a experiência educativa foi altamente positiva, pois estimulou a pesquisa integrada ao ensino, além da sistematização da experiência que permitiu a formulação de propostas e sugestões para a família.

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Publicado

2025-10-06