O Projeto Político Pedagógico da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral e o Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia como ferramentas curriculares de construção de Extensão Rural, formação de profissionais da agroecologia e

Autores

  • Mayra Lize Nunes Pequeno Graduada do curso de Tecnologia em Agroecologia da UFPR - Setor Litoral
  • Rogério Lopes Professor doutor do curso de Tecnologia em Agroecologia da UFPR - Setor Litoral

Palavras-chave:

Currículo, Extensão Rural, Agroecologia, Território

Resumo

Trata-se de uma leitura de análise crítica dos Projeto Político Pedagógico - Setor Litoral (PPP) e Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia (PPC), à vista da pergunta geradora qual o papel do PPP e do PPC na construção da extensão rural para a comunicação com comunidades do campo e a formação de futuras e futuros agroecólogos? Considerando esses projetos como ferramentas curriculares de um projeto de transição paradigmática maior, a presente análise se vale da metodologia agroecológica da facilitação gráfica para sintetizar as características elementares que o PPP e o PPC reúnem enquanto ferramentas curriculares que viabilizam a extensão rural, a formação ética de profissionais de agroecologia, a disputa, defesa e o desenvolvimento sustentável dos territórios.

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Publicado

2025-10-06