Ensino de Extensão Rural, ética e emancipação humana

Autores

  • Benedito Silva Neto Docente do PPG em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Prática de extensão, Princípios morais, Estranhamento

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como as concepções éticas influenciam a prática e o ensino da extensão rural, inclusive em relação à Agroecologia. O referencial teórico adotado é baseado na obra de György Lukács, que mostra o caráter religioso apresentado pela ética nas sociedades contemporâneas, o qual origina concepções éticas a-históricas e pretensamente universais. Tal concepção só pode ser superada quando a ética for compreendida como parte da práxis humana e, como tal, imanente à natureza material e histórica do ser humano. Segundo Lukács, essa concepção ontológica histórico-social e materialista do ser humano pode conferir à ética uma perspectiva emancipatória. Neste sentido, por considerar o processo de trabalho como o principal elemento estruturante da práxis humana, tal perspectiva necessariamente deve ser desenvolvida pelo extensionista, inclusive por meio da disciplina de extensão rural, no âmbito de uma formação científica que lhe possibilite uma análise objetiva da realidade agrária.

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Publicado

2025-10-06