Práticas pedagógicas na disciplina de Extensão Rural: relato de algumas experiências na UFPel
Palavras-chave:
Metodologia de aprendizagem, ATER, ParticipaçãoResumo
O sistema educacional enfrenta desafios na adaptação às rápidas transformações sociais e tecnológicas, impactando a qualidade do ensino, especialmente em disciplinas como Extensão Rural. Na UFPel, metodologias didáticas adaptadas foram implementadas nas disciplinas de “Extensão Rural” e “Extensão e Desenvolvimento Rural” para Zootecnia e Agronomia, respectivamente. Estratégias individuais e em grupo, como questionários reflexivos, dinâmicas com tarjetas, elaboração de vídeos e folders, além da interação direta com profissionais extensionistas, visaram estimular a reflexão e o interesse dos estudantes. Essas práticas, integradas com saídas a campo e discussões coletivas, buscaram conectar os graduandos ao contexto profissional e promover uma aprendizagem ativa e crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marielen Priscila Kaufmann, Cláudio Becker

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.