Práticas pedagógicas na disciplina de Extensão Rural: relato de algumas experiências na UFPel

Autores

  • Marielen Priscila Kaufmann Universidade Federal de Pelotas
  • Cláudio Becker Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Metodologia de aprendizagem, ATER, Participação

Resumo

O sistema educacional enfrenta desafios na adaptação às rápidas transformações sociais e tecnológicas, impactando a qualidade do ensino, especialmente em disciplinas como Extensão Rural. Na UFPel, metodologias didáticas adaptadas foram implementadas nas disciplinas de “Extensão Rural” e “Extensão e Desenvolvimento Rural” para Zootecnia e Agronomia, respectivamente. Estratégias individuais e em grupo, como questionários reflexivos, dinâmicas com tarjetas, elaboração de vídeos e folders, além da interação direta com profissionais extensionistas, visaram estimular a reflexão e o interesse dos estudantes. Essas práticas, integradas com saídas a campo e discussões coletivas, buscaram conectar os graduandos ao contexto profissional e promover uma aprendizagem ativa e crítica.

Downloads

Publicado

2025-10-06