Dissonâncias entre os critérios de seleção de extensionistas rurais por órgãos públicos, e as temáticas da PNATER e do ensino de extensão rural
Palavras-chave:
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater, ATERResumo
Este trabalho teve como objetivo refletir sobre as dissonâncias existentes entre as temáticas preconizadas na PNATER e no ensino de extensão rural, e as temáticas presentes nos editais de concurso público para extensionistas de duas empresas de assistência técnica e extensão rural (Ater). Utiliza uma metodologia qualitativa, com base na análise documental de editais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR). Foi possível perceber, no Edital da Emater-MG, o foco em temas voltados à produção agropecuária, e a ausência de temas como metodologias participativas e desenvolvimento rural. Temas estes presentes no edital da Emater-PR. O enfraquecimento da PNATER, a retomada do enfoque difusionista nas políticas de Ater e as diferenças entre os órgãos estaduais de extensão podem ajudar a compreender essa dissonância.
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