Agroecologia e Saúde: diálogos pedagógicos sobre práticas de ensino em Extensão Rural

Autores

  • Patrícia Martins da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Luís Filipe Damé Schuch Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

PNATER, Agricultura familiar, metodologias participativas

Resumo

Este trabalho pretende compartilhar a experiência de desenvolvimento de disciplina acadêmica denominada Extensão Rural, ofertada e ministrada para o Curso de Graduação em Medicina Veterinária/UFPel, considerando como referencial a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER e como elementos transversais os conceitos de Saúde e Agroecologia. Objetiva-se a socialização de experiências para construção de conhecimentos a cerca de um referencial teórico-metodológico que possibilite a inserção dos educandos ao contexto de atuação da extensão rural, buscando estimular a capacidade crítico-reflexiva sobre as questões que atuam no rural contemporâneo e o papel da extensão rural como política pública e de atuação profissional. A metodologia estabelecida para o desenvolvimento da disciplina contempla o desenvolvimento de conteúdo analítico associado aos fundamentos da extensão rural, trajetória evolutiva e respectivas abordagens pedagógicas, entremeados à dinâmicas participativas, tais como rodas de conversa e dia(s) de vivência. Ao final, é proposto um trabalho a ser realizado em grupos, baseado na metodologia de aprendizagem através de projetos, direcionado ao desenvolvimento de um projeto de extensão rural. A apresentação e discussão coletiva dos projetos de extensão rural tem possibilitado aos estudantes e professores uma experiência singular de reflexão sobre a complexidade e contexto que circunda a extensão rural – em aproximação aos distintos territórios, a diversidade do público da agricultura familiar, meios de vida, conhecimentos e perspectivas.

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Publicado

2025-10-06