Método de sistematização de experiências como práticas para a promoção da extensão rural e universitária agroecológica

Autores

  • Pedro Liscano Viana Universidade Federal do Pampa campus Itaqui-RS
  • Nayarha Mafaldo de Oliveira Brincker Universidade Federal do Pampa campus Itaqui-RS
  • Ritieli Baptista Mambrin Universidade Federal do Pampa campus Itaqui-RS
  • Laura Possani Universidade Federal do Pampa campus Itaqui-RS
  • Vinicius Piccin Dalbianco Universidade Federal do Pampa campus Itaqui-RS

Palavras-chave:

Sistematização de Experiências, Extensão Universitária, Agroecologia

Resumo

O presente trabalho explora o método de sistematização de experiências como prática pedagógica para promover a extensão rural e universitária agroecológica. Realizado na Fazenda Chiapeta, o estudo teve como objetivo integrar os princípios da agroecologia à formação acadêmica de estudantes, por meio da análise e organização das práticas agrícolas sustentáveis adotadas na propriedade. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa, com a realização de visitas técnicas, entrevistas e observação participativa, permitindo a imersão dos alunos em um contexto real de manejo sustentável. Os resultados destacaram a agricultura regenerativa como uma aplicação prática dos princípios agroecológicos, evidenciando a importância de estratégias como o uso de adubação verde, diversificação de cultivos e preservação da biodiversidade. Essas práticas não apenas aumentaram a sustentabilidade produtiva da fazenda, mas também serviram como modelo replicável para outras propriedades rurais. A vivência prática dos estudantes reforçou a conexão entre teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, analíticas e reflexivas voltadas à sustentabilidade. Além disso, o trabalho gerou materiais didáticos, como vídeos documentários e relatórios analíticos, ampliando a disseminação do conhecimento agroecológico. Conclui-se que a sistematização de experiências é uma ferramenta poderosa para integrar ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a inovação e a sustentabilidade no setor agropecuário. Este estudo reforça o papel da agroecologia como eixo central na extensão rural e universitária, promovendo o desenvolvimento rural sustentável e a formação de uma agricultura mais responsável e resiliente.

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Publicado

2025-10-06