Horta suspensa como prática agroecológica no ensino fundamental

Autores

  • SOUSA, Mariane Pereira dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • CARRIÇO, Ingrid Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre
  • CAMPOS, Marcelo M. Eco+ Soluções Ambientais
  • GOBBO, Sâmia D’Angelo Alcuri Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre

Palavras-chave:

Educação ambiental, Alimentação saudável, Interdisciplinalidade

Resumo

O ensino agroecológico torna-se mais efetivo quando integrado a práticas educativas onde
o aluno vê, na prática, possibilidades que antes só conhecia teoricamente. O objetivo desta
pesquisa foi apresentar e implantar uma prática agroecológica na escola por meio da construção
de uma horta suspensa. Esta pesquisa ação foi realizada junto a 89 alunos do ensino
fundamental de uma escola pública do município de Alegre, Espírito Santo. Todos mostraram-
-se interessados e participativos no processo construtivo. A prática foi algo novo na escola, e
foi satisfatória por despertar a importância do consumo saudável, responsável e sustentável.
Conclui-se que a educação ambiental proposta por meio de atividades práticas apresentou-se
adequada, pois os alunos perceberam a importância da mudança de hábitos e costumes que
venham prejudicar o meio ambiente, e que existem muitas práticas agroecológicas possíveis
de serem realizadas em pequenos espaços, garantindo o futuro das novas gerações.

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Publicado

2018-08-20