Educação ambiental por meio de práticas agroecológicas desenvolvidas no ensino fundamental de uma escola pública de Alegre-ES
Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Hábitos de consumo, Consciência ambientalResumo
A elevada quantidade de resíduos sólidos depositada nos lixões poderia ser minimizada se
conhecimentos sobre compostagem, reuso e reciclagem fossem disseminados nas escolas,
e consequentemente, introduzidos no âmbito familiar por meio das crianças. O objetivo foi
analisar a percepção dos alunos em relação aos projetos reuso, reciclagem e compostagem
desenvolvidos na escola. Classifica-se como estudo exploratório participativo. Foi apreendido
junto aos alunos do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Alegre, Espírito
Santo. Os alunos mostraram-se interessados nas oficinas de compostagem e reuso. Esta Metodologia
apresentou-se simples e útil para atentar aos alunos sobre a possibilidade de reduzir
a enorme quantidade de lixo que são gerados diariamente. Os alunos revelaram-se sensíveis
em relação ao seu próprio lixo, ampliando o olhar e a percepção em relação à importância do
reuso como geração de emprego, como economia de recurso natural ou ainda como Fonte
de lazer.