Construção social de mercados para agricultura familiar

Autores

  • BISCHOF, Mary Stela Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná – EMATER

Palavras-chave:

circuito curto de comercialização, enraizamento, valorização do rural

Resumo

A construção social de mercados representa na atualidade um dos principais desafios enfrentados
pela agricultura familiar. O estudo analisou um tipo de circuito curto de comercialização
conhecido como Centro de Comercialização Permanente da Agricultura Familiar (Centros),
utilizado por mais de 2.000 agricultores familiares em 26 municípios do estado do Paraná. Os
Centros são pontos de venda coletivos no varejo de produtos da agricultura familiar, desde
produtos in natura, como hortaliças e frutas, aos transformados artesanalmente, como pães,
doces, queijos, entre outros. Foram analisadas as dinâmicas de funcionamento e formas de
enraizamento do circuito sob a ótica da construção social dos mercados. Constatou-se que
os Centros representam uma alternativa viável de mercado e contribuem para a valorização
da agricultura familiar, para reprodução sócio econômica dos agricultores envolvidos e para
sucessão familiar. Estes mercados estão enraizados e envoltos por relações sociais que vão
além dos ganhos econômicos, onde a reciprocidade está presente. Os valores humanos de
confiança, partilha, afetividade e ajuda mútua se expressam nas motivações e sensações de
satisfação e bem-estar dos sujeitos envolvidos, resultando em um longo tempo de existência
destes Centros, em média de 10,4 anos.

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Publicado

2018-08-22