Ilha de conhecimento: trocando saberes na comunidade Mutirão, Igarapé-Miri, Pará

Autores

  • LIMA, Maria Adalgisa Gomes Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia-NEA
  • CHAGAS, Hemelyn Soares das Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia-NEA
  • ROSAL, Louise Ferreira Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia-NEA
  • SILVA, Tayse Fernanda do Amaral Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia-NEA
  • ARANHA, Ana Paula Oliveira Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia-NEA
  • CHAGAS, Hevelyn Soares das Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia da Amazônia-NEA

Palavras-chave:

Realidade vivenciada, agricultura, estágio de campo

Resumo

O trabalho objetivou proporcionar aos discentes um espaço para análise crítica e reflexiva da
realidade vivenciada, levando em consideração os conhecimentos dos agricultores adquiridos
através de suas experiências cotidianas. A imersão de discentes nesse cenário proporciona
conhecimentos acerca da cultura local e dos sistemas de produção. A experiência ocorreu
no município de Igarapé Miri- Pará. A vivência foi realizada por meio de uma parceria entre o
IFPA Castanhal e a Associação Mutirão. Ao longo desse período, os discentes participaram
de várias atividades realizadas pela família. Utilizou-se como ferramenta metodológica as “caminhadas
transversais” que serviram para conhecer o espaço da propriedade. A aproximação
dos discentes a realidade das famílias envolvidas, possibilitou uma visão ampliada do cotidiano
desses agricultores e de suas experiências, as quais influenciam diretamente nas tomadas
de decisões relacionadas ao campo da agricultura.

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Publicado

2018-08-21