Ilha de conhecimento: trocando saberes na comunidade Mutirão, Igarapé-Miri, Pará
Palavras-chave:
Realidade vivenciada, agricultura, estágio de campoResumo
O trabalho objetivou proporcionar aos discentes um espaço para análise crítica e reflexiva da
realidade vivenciada, levando em consideração os conhecimentos dos agricultores adquiridos
através de suas experiências cotidianas. A imersão de discentes nesse cenário proporciona
conhecimentos acerca da cultura local e dos sistemas de produção. A experiência ocorreu
no município de Igarapé Miri- Pará. A vivência foi realizada por meio de uma parceria entre o
IFPA Castanhal e a Associação Mutirão. Ao longo desse período, os discentes participaram
de várias atividades realizadas pela família. Utilizou-se como ferramenta metodológica as “caminhadas
transversais” que serviram para conhecer o espaço da propriedade. A aproximação
dos discentes a realidade das famílias envolvidas, possibilitou uma visão ampliada do cotidiano
desses agricultores e de suas experiências, as quais influenciam diretamente nas tomadas
de decisões relacionadas ao campo da agricultura.