Desafios das estratégias de comercialização de alimentos agroecológicos: um relato sobre a feira Da roça pra mesa: alimentos saudáveis
Palavras-chave:
Assentamentos Rurais, Estratégias de Comercialização, Preço Justo, Segurança AlimentarResumo
Este relato trata da criação da primeira feira de produtos agroecológicos em Araraquara/SP.
Foi formado um grupo de produtores assentados em cursos de capacitação, com assentados
que já possuíam certificação participativa, além de outros que embora não possuíssem a certificação,
já produziam sem agrotóxicos e outros ainda que se sensibilizaram e se propuseram
a fazer uma transição agroecológica. O caráter agroecológico destes produtores vem sendo
comprovado por meio da criação e do fortalecimento de Organizações de Controle Social. A
feira vem se mostrando um importante espaço de comercialização, que favorece a autoestima
e a confiança entre produtores e consumidores. Por meio de uma pesquisa de preços, concluímos
que a feira é um tipo de mercado camponês muito diferente dos supermercados e das
quitandas especializadas em orgânicos, que comercializam uma produção que muitas vezes
não é local, mas de produtores especializados e que visam um nicho de mercado orgânico
das grandes redes.