Desafios das estratégias de comercialização de alimentos agroecológicos: um relato sobre a feira Da roça pra mesa: alimentos saudáveis

Autores

  • DUVAL, Henrique Carmona UFSCar
  • SANTOS, Ana Helena Lopes dos FGV
  • GÊMERO, César Giordano Uniara
  • FERRANTE, Vera Lúcia Silveira Botta Uniara

Palavras-chave:

Assentamentos Rurais, Estratégias de Comercialização, Preço Justo, Segurança Alimentar

Resumo

Este relato trata da criação da primeira feira de produtos agroecológicos em Araraquara/SP.
Foi formado um grupo de produtores assentados em cursos de capacitação, com assentados
que já possuíam certificação participativa, além de outros que embora não possuíssem a certificação,
já produziam sem agrotóxicos e outros ainda que se sensibilizaram e se propuseram
a fazer uma transição agroecológica. O caráter agroecológico destes produtores vem sendo
comprovado por meio da criação e do fortalecimento de Organizações de Controle Social. A
feira vem se mostrando um importante espaço de comercialização, que favorece a autoestima
e a confiança entre produtores e consumidores. Por meio de uma pesquisa de preços, concluímos
que a feira é um tipo de mercado camponês muito diferente dos supermercados e das
quitandas especializadas em orgânicos, que comercializam uma produção que muitas vezes
não é local, mas de produtores especializados e que visam um nicho de mercado orgânico
das grandes redes.

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Publicado

2018-08-22