Agroecologia nas escolas do campo na microrregião de Altamira, Pará

Autores

  • Carla Giovana Souza Rocha Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-7066-0480
  • Alanne Rainer Rosa Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Maristela Marques Silva Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Saberes tradicionais, Currículo, Conhecimento agroecológico

Resumo

Objetiva-se realizar ações educativas nas escolas do campo visando o diálogo de saberes em torno da Agroecologia e problemática ambiental da microrregião de Altamira, Pará, envolvendo a escola e comunidade por meio de ações práticas, experimentais e reflexivas, enfrentando as dificuldades didático-pedagógicas para elaboração de materiais e metodologias diferenciadas, tendo como foco a Agroecologia. As escolas interessadas são do município de Brasil Novo e ofertam do 1º ano do fundamental ao ensino médio, em turmas de multisseriado. Em uma das escolas a perspectiva discutida com direção e professores foi o tema solos, e na outra, há duas possibilidades em torno da problemática ambiental: reciclagem e implementação de horta e jardim escolar. Em ambas as escolas o planejamento das ações está em curso. Foram feitas visitas às agricultoras de valioso conhecimento sobre plantas e processos ecológicos para articular possíveis participações nas ações.

Biografia do Autor

Carla Giovana Souza Rocha, Universidade Federal do Pará

Docente do curso de Educação do Campo, Faculdade de Etnodiversidade, UFPA/Altamira

Alanne Rainer Rosa Nascimento, Universidade Federal do Pará

graduanda em Educação do Campo, bolsista PIBEX/UFPA.

Maristela Marques Silva, Universidade Federal do Pará

Docente do curso de Engenharia Agronômica

Downloads

Publicado

2020-08-06