“Cerâmica: magia, técnica, arte e política”: conexão entre arte e Agroecologia
Connection between art and agroecology
Palavras-chave:
cerâmica, agroecologia, arte, interculturalidade, cultura popularResumo
O presente relato visa mostrar a experiência de união do campo de conhecimento das Artes e Agroecologia, que se deu a partir da proposição da oficina “Cerâmica: Magia, Técnica, Arte e Política”, originada como uma atividade experimental da Interação Cultural e Humanística (ICH) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Litoral, durante o ano de 2018. A metodologia se deu com um laboratório de práticas e partilhas interculturais de saberes tradicionais da cerâmica do litoral paranaense.
As ações envolveram pessoas de diversas culturas e histórias, da comunidade acadêmica e não-acadêmica do litoral do Paraná, em uma troca interdisciplinar relacionando as ciências da terra e o fazer artístico. Com fortalecimento do coletivo, desenvolveram-se práticas de extensão na educação, na produção de material didático e no estudo do solo e território.
Em 2019, o projeto estruturou-se como projeto de extensão da UFPR Litoral, tendo como principais braços de trabalho: ação educativa interdisciplinar, territorialidade, coleta e preparo do barro, estudo de queimas tradicionais, aprofundamento da técnica e a cerâmica indígena.