O projeto de estudo temático na licenciatura em educação do campo – ciências da natureza da UFV
desafios e potencialidades
Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância; Agroecologia; Sistematização de Experiências.Resumo
Este trabalho tece considerações em torno de resultados de pesquisa acerca das potencialidades e desafios do Projeto de Estudo Temático (PET) que é instrumento da Pedagogia da Alternância. O PET no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa objetiva a reconstituição de uma identidade pessoal e estudantil pautada nos princípios da Educação do Campo e da Agroecologia, possibilitando a realização de diagnóstico comunitário de onde emergem temas geradores e situações problema. A Sistematização de Experiências foi a metodologia adotada para o alcance dos resultados da pesquisa e permitiu verificar que no percurso de realização do PET, os estudantes constroem bases profissionais para atuarem nas comunidades de maneira ativa, despertando o desejo pela pesquisa, pelo entendimento dos modos de vida dos agricultores e demais povos do campo, aprofundando compreensões em torno dos processos de produção que, majoritariamente, são agroecológicos.