O projeto de estudo temático na licenciatura em educação do campo – ciências da natureza da UFV

desafios e potencialidades

Autores

  • Daiane Cenachi Barcelos Universidade Federal de Viçosa
  • Sara Ferreira de Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Danila Ribeiro Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância; Agroecologia; Sistematização de Experiências.

Resumo

Este trabalho tece considerações em torno de resultados de pesquisa acerca das potencialidades e desafios do Projeto de Estudo Temático (PET) que é instrumento da Pedagogia da Alternância. O PET no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa objetiva a reconstituição de uma identidade pessoal e estudantil pautada nos princípios da Educação do Campo e da Agroecologia, possibilitando a realização de diagnóstico comunitário de onde emergem temas geradores e situações problema. A Sistematização de Experiências foi a metodologia adotada para o alcance dos resultados da pesquisa e permitiu verificar que no percurso de realização do PET, os estudantes constroem bases profissionais para atuarem nas comunidades de maneira ativa, despertando o desejo pela pesquisa, pelo entendimento dos modos de vida dos agricultores e demais povos do campo, aprofundando compreensões em torno dos processos de produção que, majoritariamente, são agroecológicos.

Biografia do Autor

Sara Ferreira de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Ecologia, 2005, UNESP, São Paulo. Graduação em Licenciatura em Pedagogia, Faculdade Alfamérica, Brasil. Especialização em Educação de Jovens e Adultos, 2011, UFSCar, São Paulo. Mestrado em Educação, 2014, UFSCar, São Paulo. Doutorado em Educação, 2018, UFSCar, São Paulo.

Danila Ribeiro, Universidade Federal de Viçosa

Graduação em Licenciatura em Matemática, 2006, UNASP, São Paulo. Graduação em Licenciatura em Física, 2010, USP, São Paulo. Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior, 2012, UNIP, São Paulo. Mestrado em Ensino de Ciências, 2016, USP, São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-08-06