Ecologia de saberes na prática: a experiência da época de agrossilvicultura na Escola Waldorf Aitiara em seu entorno educativo e no Assentamento Horto Bela Vista, Iperó,SP
Palavras-chave:
agroecologia; educação; agricultura biodinâmica; pedagogia waldorfResumo
A Agrossilvicultura ou Agrofloresta une os elementos do ecossistema natural com o socio-cultural das comunidades de camponeses, inserindo-se no currículo das escolas Waldorf dentro do décimo ano escolar. Os alunos da Escola Aitiara fizeram um trabalho anual de 180 hs em agroecologia, incluindo aulas teórico-práticas em agricultura biodinâmica e agrofloresta no ambiente escolar, no entorno educativo do bairro Demétria e o trabalho intensivo de implantação e manejo de agroflorestas no Assentamento Horto Bela Vista em Iperó, SP. O objetivo deste trabalho foi aprofundar a relação dos jovens com a terra, com os processos da natureza, com a agricultura biodinâmica e também aproximá-los dos agricultores e agricultoras familiares e das questões sociais envolvidas no sistema agroalimentar no Brasil. Os jovens se sensibilizaram para estas questões, compreenderam as técnicas envolvidas e a riqueza do sistema agroflorestal e da agricultura biodinâmica e vivenciaram profundamente a experiência dos agricultores assentados no Brasil.