Construção do conhecimento técnico-científico em agroecologia: a experiência do Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã na região de Sorocaba
the experience of the Apetê-Caapuã Agroecology Center in the region of Sorocaba - SP
Palavras-chave:
Educação; Academia; Políticas PúblicasResumo
As necessidades da sociedade moderna voltadas principalmente à alta produtividade apresentam novas demandas diante de aspectos sociais, econômicos, ecológicos e ambientais, que se contrapõem ao modelo convencional de produção. Assim surge a exigência da formação de profissionais capazes de considerar em seus planos de trabalho temas contemplados pela sustentabilidade. Observa-se principalmente nas ciências diretamente ligadas à produção e ao consumo, a formação de novos paradigmas de caráter técnico-científico fruto do desenvolvimento de trabalhos produzidos nas instituições de ensino através dos núcleos de estudos em agroecologia, em conjunto com comunidades locais. Esses trabalhos apresentam avanço na construção do conhecimento tradicional e global quando promovem a interação entre dois tipos de saberes considerando suas possibilidades, limitações e contradições e ao final do processo propõem soluções e inovações no cotidiano. Em contrapartida capacitam, orientam e influenciam na tomada de decisões de âmbito geral.
Nesse sentido, destaca-se a importância dos trabalhos acadêmicos com foco em Agroecologia na formação de uma ciência aplicada relativamente nova, em plena expansão junto às comunidades rurais camponesas assentadas e na academia, impulsionada na última década pela sistematização do conhecimento tradicional em diálogo com o conhecimento científico. Visando a construção coletiva de saberes que contribuam na busca de sistemas de produção agrícola mais sustentáveis do que os atuais.
O presente trabalho buscou quantificar a produção cientifica e analisar qualitativamente os resultados dos trabalhos de integrantes do Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã, realizados em conjunto a comunidade de agricultores familiares do Assentamento Horto Bela Vista na cidade de Iperó - SP, o ponto de vista de cada um dos grupos em relação ao conhecimento construído na perspectiva da local e universal dos autores.