Saberes em roda: experiências agroecológicas compartilhadas em um jardim funcional
Palavras-chave:
agroecologia; metodologias participativas; rodas de conversas; sustentabilidadeResumo
A Agroecologia enquanto ciência se constitui em torno de um novo paradigma, que prescinde a colaboração e a participação de diferentes sujeitos, com distintos saberes. Partindo desse pressuposto, as rodas de conversas desenvolvidas no Projeto Jardim funcional: uma proposta de integração educativa e socioambiental, da Universidade Federal de Sergipe – Campus do Sertão, tiveram por objetivo socializar experiências do jardim com a comunidade acadêmica e comunidade externa, estabelecendo conexões entre a Agroecologia, saberes populares e os temas que integram as atividades do jardim. Para a construção das rodas, foram apresentados elementos naturais utilizados no manejo e na conservação do jardim e experenciados pelos participantes, que evocavam lembranças e sensações do contato com a natureza, bem como relatavam seus saberes em torno das temáticas apresentadas. Essas ações demonstraram o potencial educativo das rodas de conversas, já que dialoga com os saberes acadêmicos e populares.